sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Thank God it´s Friday!

                                                                                                         *


Bom prazer eu tirei do instante
em que o teu coração fremente
dançou forte no meu
bom prazer que me deu
Bom prazer eu tirei da calma
com que viste, no corpo, a alma
coração já bateu
bom prazer que me deu
Bom prazer é para
reparar na lua
e desenhar a cara
pousar no fundo
amor que do fundo sai (...)




Qual é o seu pequeno/grande prazer? 
 

*Em Braga


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Põe-te a pau!

Na terra de onde é originária (dizem) a Maria da Fonte, existe este restaurante. Ora, sabemos que a gente do Norte é cheia de coragem e vivacidade, mas sabemos também que gosta de receber bem quem vem por bem.



Por isso, não receie o aviso e vá até lá de coração aberto. Mas tenha atenção pois corre o risco de se perder com tanta tentação e comer demais. 

Como chegar lá? Obviamente, configurando o GPS para a Rua Põe-te a Pau! Não falha.




quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Acabou o desperdício!


Devido à situação atual da economia no continente europeu, as autoridades competentes estão a considerar seriamente elevar este lugar de uma freguesia de Arcos de Valdevez a capital europeia  (quiçá mundial) da economia.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Já esteve no Pico de Regalados?



Se a sua resposta for "não", não se envergonhe. Afinal, quem é que se pode gabar de atingir o pico do regalo, atualmente? Só mesmo  quem mora nesta freguesia de Vila Verde!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Passou mais um fim de semana sem companhia?




Não pense mais nisso. Esses dias terminaram. A verdadeira Mulher Boa existe e está à sua espera no concelho de Ponte da Barca. E até nem é difícil encontrá-la. Basta seguir as indicações e prometo que lá chegará.

No entanto, se, por qualquer motivo, mudar de ideias e quiser dar apenas umas curvas, aproveite e vá até à Mota, ou simplesmente rebole na Lama! Assim como assim, fica tudo para o mesmo lado e não deixa de ser igualmente cativante!

domingo, 25 de novembro de 2012

Comece um dia com um delicioso pirilau!




Quentinho ou com manteiga, o pirilau sabe sempre bem!  Há quem prefira comê-lo simples ou acompanhado com um café bem forte.Qualquer opção é válida.
O pirilau, cuja origem do nome desconhecemos, é um tipo de pão que podemos encontrar à venda numa simpática pastelaria de Braga.

sábado, 24 de novembro de 2012

Um lugar assim chamado...



Diz-nos, quem lá mora, que o lugar Assim Chamado tem na verdade o nome de Lugar. Mas como aos senhores dos Correios de Arcos de Valdevez e outros entendidos causava espécie ter cartas para entregar no lugar do Lugar, alguém iluminado decidiu adotar a expressão "lugar Assim Chamado".

Assim, espera-se, já não haverá mais lugar para confusões com o lugar do Lugar...

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Está aberto a novas experiências?


Se se sente com coragem para viajar por Anais adentro, vá até ao concelho de Ponte de Lima. Ficará maravilhado com os tesouros que os analenses têm para oferecer, desde artesanato a locais de valor histórico e turístico.

 E porquê este topónimo tão caricato? Segundo consta, há referências do século XIII à terra em questão como Santa Marinha de Asnais (local de criação e pastagem de asnos), mas como "Asnais"(asinales) soava mal, ocorreu a mudança para Anais, que soa muito melhor :-) 


......




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Se hoje alguém o chatear, mande-o para este sítio.




E não ficará mal servido, não senhor.

No século XVI, a sua igreja, denominada "Sancto Lourentio", pertencia ao bispado de Tui, mas, atualmente, Rio Cabrão é uma freguesia do concelho de Arcos de Valdevez. Nela, poderá apreciar paisagens soberbas ou perder o fôlego em práticas desportivas diversas.

Como bom colega de trabalho que é, não quererá que falte o melhor a quem o rodeia. Por isso, proponha uma temporada nesta terra a quem o chatear. Vai ver que um tempinho com os orgulhosamente "cabrões e cabronas" fará milagres!




quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Rita tem uma Rua!



Quem vem na Estrada Nacional 103 (Braga-Chaves), depara-se com a Rita. Em tempos, nome de lugar, hoje elevada a Rua. Desconheço a origem do nome. Que mulher foi esta que mereceu este destaque? E vocês, sabem?

Acalmem-se, ó fãs da Rita Pereira! Este nome já existia antes de ela ter nascido, por isso essa hipótese está completamente fora de questão, sim?

E se a Rita pode ter uma Rua, se o Cavaco pode ter uma Travessa, não se admirem se algum dia passarem na Avenida do Turista Bizarro. Quem for o primeiro a registar tal placa, merece um prémio :-)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Este não era um blogue português?




É, pois!

Sendim é, como podemos ler, uma vila e freguesia pertencente ao concelho de Miranda do Douro. Nela se fala o Sendinês, que é, digamos, uma variação do Mirandês (segunda língua oficial de Portugal).

É em Sendinês que canta a banda agrícola Pica Tumilho. E são de Sendim e Fonte de Aldeia os membros do grupo Galandum Galundaina.

Portugal tem mesmo piada. Mesmo relativamente pequeno em área, ainda tem espaço para estas idiossincrasias. E cá está um exemplo de como as pessoas, quando têm esse desejo, fazem o que podem para defender o seu património cultural.





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O verdadeiro 3 em 1!




Ao contrário do que o leitor poderá pensar, não estamos perante uma placa de informação apelando ao cumprimento de um dever cívico, mas sim uma indicação de direção de localidade. Além disso, a freguesia de Cuide de Vila Verde não  pertence ao concelho de Vila Verde, como seria de esperar, mas sim ao concelho de Ponte da Barca. Por último, e como já deve ter percebido, Danaia não deve ser confundido com Damaia (concelho da Amadora), apesar de ambas as terras terem boas vistas :)

domingo, 18 de novembro de 2012

Pronto para o almoço de família?




É domingo. Vamos almoçar ao Matadouro?

Não se preocupe. Não é você que vai morrer. Nem vai matar ninguém.

Este restaurante está instalado num antigo matadouro de Arcos de Valdevez, daí o seu nome "original".

sábado, 17 de novembro de 2012

Padre Gato Borralheiro??



Que havia uma Cinderela na história, toda gira, boazinha e que fica com o príncipe no fim,  já estamos fartos de saber. 

O que pouca gente sabia é esta versão proibida pela Inquisição (só a censura poderia evitar que se espalhasse uma história destas, não?)

Afinal, a personagem principal da história não é uma menina maltratada que vai ao baile e tal e tal. Quem é o verdadeiro protagonista é, nada mais, nada menos, o Padre Borralheiro!!

Bem, na verdade toda esta especulação foi apenas um devaneio da imaginação. O que é real é mesmo o nome deste Largo, que fica na cidade de Braga.

Agora admitam lá... esta possível versão do conto seria muito mais engraçada!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"Irmãos, eu vi a...."





Exatamente como estão a ler. Sem tirar nem pôr.

Uz é uma aldeia do concelho de Cabeceiras de Basto.  Ainda há pouco tempo, os telhados das casas eram em colmo e ainda proliferam os espigueiros por ali.

Antigamente, esta aldeia chamava-se Casal da Urzeira, por causa da grande quantidade de urze nos montes circundantes.


 Fotografia enviada por J. O.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Podem quebrar-nos as costas, mas não nos calam a voz!



No rescaldo do que aconteceu ontem em frente à Assembleia da República, poderíamos pensar que os incitadores de violência se teriam mudado para aqui (Funchal, Madeira). Mas não é o caso. A rua já existe há mais tempo e deve o seu nome  ao facto de ser muito íngreme.
Existe pelo menos outra com a mesma designação na cidade de Coimbra. Quem quer registar?



 Fotografia enviada por A.A.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ó António! Ó Zé! Ó João!



        


Se acha que o título deste post tem alguma coisa a ver com esta rua de Braga, desengane-se.

Apesar de chamadeira poder referir-se a "chamariz", no Minho também pode designar o bago grande do linho quando começa a abrir ou a taramela do moinho. 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Eu também queria uma travessa só para mim...



Em tempos de crise, há até quem venda o planeta Terra (sim, é mesmo verdade). Por outro lado, há gente que, mesmo não tendo uma  reforma por aí além, tem direito a uma travessa só para si (em Évora).


domingo, 11 de novembro de 2012

Irmãos Metralha adquirem propriedade em Portugal!




De acordo com alguns rumores, esta será a nova morada para os poderosos deste país.

Fica perto de S. Martinho do Porto, com direito a vista para o mar.




Fotografia enviada por M.P.

sábado, 10 de novembro de 2012

Porque hoje é Sábado...





E porque, depois de uma semana de trabalho, só pensamos em descansar o corpo e a mente, aqui fica uma oferta com cheirinho a ilha da Madeira, para vos incentivar a poupar... para as férias.

Agora, ide mas é divertir-vos com a vossa malta.

Encontramo-nos mais tarde?


Fotografia enviada por A.A.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lar de deliquentes? Sado-Maso? Hospício? Ringue de boxe?






      Podia ser, podia, que ainda há setores de mercado com  alguma procura. Mas não é nada disso. Trata-se de um restaurante  respeitável situado em Mosteiro, no concelho de Vieira do Minho.

       Quem chega, não sabe o que vai comer, já que não há lista para escolher. É consoante a "pancada" que  o cozinheiro  tiver nesse dia.



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Aqui fica tudo bem vincado!





Na vila da Póvoa de Lanhoso.

Qualquer dia,  estamos a morar na "Rua da Vassoura", ou qui ça "Rua Piaçaba".....

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Quem avisa, amigo é...


Mesmo em tempos difíceis, ainda há quem vá mais além.



Esta rua pertence a Évora, mas aposto que todos nós viajamos até ela de vez em quando :)

                                                                                                                                                                                 

Fotografia enviada por A.A.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Para quem duvida que exista...


Procurem-no entre Alte e Vilamoura (Algarve).



                                                             Fotografia cedida por S.A.

Olalhas (Ora digam lá isto rápido!)


Doada por D. Afonso Henriques aos templários, no ano de 1159, Olalhas é uma freguesia do concelho de Tomar.

Gente simpática, cavalos, herdades e alperces são os ingredientes perfeitos para um belo fim de semana!
Mas, atenção! Nunca se esqueçam de andar com o GPS por cá!

Já agora, parece que Olalhas (essa bela palavra propícia a hilariantes trava-línguas) deriva de Olaia (género de árvore leguminosa ou deturpação de Eulália).

domingo, 4 de novembro de 2012

Já tirei muitos cafés aqui.




Já agora, se estão no Sul, aproveitem para dar um saltinho a Sarilhos Pequenos, uma freguesia do concelho da Moita.

Dizem que o seu  nome está relacionado com o "sarilho", uma peça de madeira utilizada  na extração de sal.
Ao contrário do que acontecia na terra anterior, os sarilhos aqui usados eram mais pequenos.  :)

As pessoas que lá vivem estão perdidinhas!





Se forem ao Montijo, não se esqueçam de visitar esta freguesia!! Eu já lá estive e foi um 31 para sair de lá!

sábado, 3 de novembro de 2012

Em Braga

Não sei qual é a história desta rua.
Nem sei se houve algum dia um peão que usava meias laranjas ou  se foi visto a comer meia laranja. 
Só sei que fica na cidade de Braga. 
Quem conhece? Quem sabe mais?

Deixa o Resto



 Descobri esta aldeia alentejana durante umas férias, em 2010.
Situa-se perto do Badoca Safari Park ( a sensivelmente 4km) e integra a freguesia de vila Nova de Santo André.
Vamos seguir o conselho :) ?

Primeiro

Nos tempos que correm, somos bombardeados com más notícias para o nosso país.
Mas, afinal, Portugal até tem piada! Basta analisar o nome de certas ruas/localidades/etc.
Este blogue quer dar-vos um sorriso e fazer-vos esquecer as tristezas. Aceitam o desafio de cá passarem?